PMA de Coxim prende em flagrante pescador portando pistola 9MM
Policiais Ambientais de Coxim, na data de (13-06-2024) durante Operação na Cachoeira das Palmeiras por volta de 11:30h prendeu em flagrante um pescador amador (34) anos, residente em Campo Grande portando uma pistola 9mm da marca taurus com um carregador e doze munições intactas.
O autor acompanhado de mais dois pescadores estava em uma embarcação dirigindo-se a Cachoeira das Palmeiras no município de Coxim.
O local é um dos pontos mais vulneráveis para a prática da pesca predatória no estado, onde os policiais se desdobram diuturnamente, revezando-se para monitorar os cardumes e evitar a prática da pesca ilegal, oportunidade em que também fiscalizam outros ilícitos como este.
O autor residente na capital recebeu voz de prisão sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município por porte ilegal de arma de uso permitido.
O comandante esclarece que embora o objetivo seja coibir a pesca ilegal, segue-se o princípio da universalidade em que os ilícitos constatados pelos policiais seguem o dever legal de cumprir o que determina a lei.
Quanto à subida dos peixes, salienta que todos ficaram surpresos com a presença de cardumes em massa no mês de junho meio às mudanças climáticas com estiagem prolongadas um fenômeno atípico, antecipadamente fora do período de reprodução, vez que a piracema ocorre no mês de novembro.
Levando-se em conta o baixo volume de água dos rios, especialmente no Taquari os policiais ambientais estavam atentos sendo possível perceber os peixes subindo, por vezes esparsos e em locais diferentes, o que torna mais difícil o monitoramento.
A fiscalização, contudo, informa que as equipes os acompanham já há 45 dias desde a “Região do Caronal” no município de Corumbá.
Acrescenta ainda, que as propriedades rurais e pousadas circunvizinhas da região estão sendo visitadas visando uma maior aproximação com a população, especialmente os proprietários rurais para que a fiscalização possa se inteirar de eventuais predadores.
Reforça que as equipes estão sendo distribuídas estrategicamente de forma a preservar os cardumes, a fim de que todos os visitantes, turistas: crianças, idosos e a população coxinense possam presenciar esse importante fenômeno, aclamando a população a ligar na PMA e denunciar a prática da pesca predatória e de outros crimes ambientais eventualmente cometidos.
Denuncie: 67 3908-6060
FONTE PMA COXIM