Em 3 anos Câmara de Vereadores de Coxim já gastou mais de Um Milhão e Duzentos Mil Reais com mídias
Um levantamento feito pela WEB TV REGIONAL MS, no portal da transparência mostra que, em 3 anos, a Câmara de Municipal de Coxim, gastou em torno de Um Milhão e Duzentos Mil Reais com mídia (R$ 1.200.000,00), esse levantamento corresponde aos anos de 2021/2023.
No biênio de 2021 a 2022, o vereador Wiliam Meira (PSDB) presidiu a Casa de leis e o Vereador Ademir Peteca (Solidariedade) foi o primeiro Secretário.
Já no segundo biênio de 2023 a 2024, a dobradinha foi mantida, agora com o vereador Ademir Peteca presidindo o paramento municipal e o vereador Wiliam Meira como primeiro Secretário.
Conforme apuramos, nos anos 2021/2022, foram gastos em torno de Setecentos Mil Reais (R$ 700.000,00) com mídia.
Já em 2023, sob o comando de Ademir Peteca foi gasto em torno de Meio Milhão de Reais (R$ 500.000,00).
Deste montante, existem valores consideráveis gastos com mídias digitais, ou seja, com banners para redes sociais.
Nesta planilha relaciona gastos dos meses de fevereiro, março, abril e maio do ano de 2022.
Planilha disponível no portal da transparência no link
Os valores pode ser considerados expressivos, levando-se em consideração a baixa eficiência destes conteúdos nas páginas oficial da Câmara nas de redes sociais.
https://www.facebook.com/camaradecoxim
https://www.instagram.com/camaradecoxim/
A Câmara hoje conta com uma estrutura de servidores públicos para cuidar da produção de vídeos, conteúdos que são utilizados nessas redes socais da Casa de leis.
Na mesma estrutura, não foi agregado a figura do profissional “Design Gráfico”, que poderia cuidar da produção destes materiais “BANNERS” a custos bem menores para o contribuinte coxinense.
Esse profissional em média em uma busca no google custaria mês em torno de R$ 2.005,00.
Na legislatura passada foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, que impôs um limite de gastos com mídias pela Câmara de Coxim, que foi fixado em 6,5% do duodécimo.
Seria talvez o momento de pensar em um novo TAC, diante de tão pouca eficiência com esses “BANNER”?
A Câmara tem uma Comissão DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA, que é composta pelos vereadores Carlos Henrique – Presidente, Marcinho Souza – vice-Presidente, Zanon Lamunier e Vilmar Vendruscolo – Suplente.
Entramos em contato com o Presidente da Comissão, questionando a eficiência desses gastos, que nos disse que assim que receber o parecer da Casa e do setor competente nos enviaria a resposta.
Este ano a Câmara já produziu diversos conteúdos e pelo visto, ainda não se deu conta que tal investimento não tem tido resultado plausível considerando o custo e o alcance obtido nas redes sociais da Casa.
Esse é mais um de tantos conteúdos que podem ter eficiência questionada, para justificar tais gastos que serão pagos com recursos públicos ante a inexistência de alcance ou pouca interação com o público das redes.
Em 2023 consta no portal da transparência uma em planilha que mostra gastos com esses materiais, tipo banners de redes sociais.
Planilha disponível no portal da transparência no link
É importante ressaltar que os valores correspondentes com mídias seguem uma tabela "SinaproMS" pelas Agências de Publicidade.
É possível encontrar no portal da transparência a referida tabela, no link
Já que é de competência do Presidente decidir sobre os gastos e do Primeiro Secretário assinar os pagamentos, fizemos a seguinte questionamento perguntando a eles:
"Gostaríamos de saber dos senhores se esse gasto com a produção de “BANNERS” está sendo eficiente levando em consideração o valor significativo (no período desta legislatura em que são presidente e primeiro secretário respectivamente da casa de leis) "
Infelizmente, até o fechamento desta matéria não recebemos um retorno dos mesmos, sobre nosso o questionamento.